Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > ARTROSCOPIA DO PUNHO E MÃO
ARTROSCOPIA DO PUNHO E MÃO

 

Tratamento cirurgico da rizartrose

Acompanhando a inovação em técnicas mini invasivas, utiliza-se frequentemente a artroscopia em procedimentos cirúrgicos no punho e na mão, apesar das reduzidas dimensões das suas articulações e é cada vez mais o método de eleição.

A permanente melhoria no armamentário cirúrgico, assim como no armamentário de captação de imagem, com artroscópicos de reduzidas dimensões, tem permitido que hoje se consiga um acesso relativamente fácil às articulações do punho e da mão.

A artroscopia permite também compreender com maior rigor as características e a morfologia de várias patologias do punho, algumas ainda não completamente esclarecidas, pois utiliza a amplificação e a alta definição na imagem.

 Na actualidade a sua utilização com maior frequência centra-se nas seguintes patologias :

Fracturas do punho, para controlo e apoio na perfeita reconstrução articular e na identificação de lesões articulares associadas, quer na cartilagem assim como na fibrocartilagem triangular do carpo. Rotura ligamentar do ligamento escafo-semilunar ou do ligamento luno-piramidal.  Artrose do polegar - rizartrose - para a realização artroplástica com interposição de auto ou homoenxerto tendinoso. Artrose do punho, para a reparação de ligamentos e da cartilagem. Quistos sinoviais do punho, para a sua exérese e tratamento do mecanismo responsável pelo seu desenvolvimento. Fracturas do escafoide e suas complicações, no controlo da sua osteosintese e da aplicação de enxerto ósseo nos casos de não consolidação.