Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > TRATAMENTO DO SINDROMA DO TÚNEL CÁRPICO
TRATAMENTO DO SINDROMA DO TÚNEL CÁRPICO

 

cirurgia do tunel cárpico


Conservador

Nas situações com queixas clínicas mais moderadas ou com sintomatologia intermitente, o tratamento é de carácter conservador, consubstanciado na eventualmente utilização de talas para estabilização articular do punho no período nocturno, na toma regular de anti-inflamatórios, no recurso a sessões de mesoterapia ou mesmo a infiltrações com corticoide.

Cirúrgico

Para os processos de maior agressividade das queixas clínicas e refractários a qualquer protocolo terapêutico médico, ou para os de menor compromisso clínico mas de evolução negativa no tempo com o tratamento conservador, a solução terapêutica passa por um procedimento cirúrgico.

Esta intervenção cirúrgica é efectuada sempre com anestesia local e o procedimento cirúrgico consiste no alargamento significativo do túnel, para uma ampla libertação do nervo mediano e necessitando para o efeito ser efectuada apenas, uma pequena incisão cutânea de aproximadamente dois centímetros, seguida de remoção parcial do ligamento anular anterior do carpo.

No final, o encerramento da incisão operatória é feito com três simples suturas e o doente tem alta quinze minutos após o procedimento, com a mão praticamente livre para continuar a desenvolver gestos simples da sua vida de relação.  

Normalmente aos quinze dias de pós-operatório e depois de desenvolver um protocolo simples de recuperação funcional no ambiente do seu domicílio, o doente tem capacidade funcional para retomar todas as suas actividades da vida de relação e também a generalidade das de carácter laboral.