Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > VITAMINAS ANTI-OXIDANTES
VITAMINAS ANTI-OXIDANTES

 

vitaminas e anti-oxidantes

A vitamina A (retinol), a vitamina C (ácido ascórbico) e a vitamina E (tocoferol) têm uma capacidade e actividade anti-oxidante, pelo que em principio podem prevenir a deterioração do osso e da cartilagem articulares, especialmente na artrose e nos processos inflamatórios articulares em geral.

A vitamina E parece ter a capacidade de estimular o crescimento das células da cartilagem (condrócitos), bem como apresentar propriedades anti-inflamatórias.
Quanto à vitamina C, estudos em animais demonstram que pode estimular a produção do colageneo e dos proteoglicanos da cartilagem articular.

A evidência dos resultados da utilização da vitamina C como complemento ao tratamento da artrose é a de proporcionar uma redução na dor articular e um melhoria da função.

Na sua utilização no tratamento da artrose, as vitaminas anti-oxidantes são enquadradas não como medicamentos mas como suplementos alimentares e na forma em comprimidos. A sua venda é livre, sem necessidade de prescrição médica, quer de modo individual, quer em associação com o selénio ou com outras vitaminas.

As doses diárias indicadas para estas vitaminas são de: 1200mg para a vitamina E, 50.000 UI para a vitamina A e 1gr para a vitamina C.

A vitamina C é considerada como um suplemento nutricional muito seguro, já que sendo hidrosolúvel, quando se apresenta em excesso é eliminada pela urina.

Já as vitaminas A e E, sendo liposolúveis, podem dar origem a sobrecargas, com efeitos nefastos.

O excesso de vitamina A provoca pele seca, queda de cabelo, alterações gastrointestinais e do sono, bem como dores ósseas.
A toma prolongada de vitamina E leva a náuseas, visão distorcida, dores da cabeça e alterações na função da tiróide.

De qualquer modo não estão descritas interacções das vitaminas anti-oxidantes com outros medicamentos, quando utilizadas nas doses adequadas.