Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > CONDROITINA
CONDROITINA

 

sulfato de condroitina

SULFATO DE CONDROITINA

A condroitina é uma substância da família dos açúcares (é um açúcar complexo) que é retirada habitualmente da cartilagem do tubarão, do porco e do boi.

A condroitina encontra-se de forma natural no nosso organismo e é um dos constituintes vitais para a manutenção da qualidade plástica da nossa cartilagem articular.

Confere à cartilagem a sua elasticidade, mediante a sua capacidade de retenção hídrica.

A condroitina tem a capacidade de reduzir a actividade das enzimas que deterioram o colagéneo da cartilagem. Do mesmo modo parece ter a capacidade para estimular os mecanismos de reparação da cartilagem. Tem ainda propriedades anti-inflamatórias.

A sua utilização como um complemento no tratamento da artrose, é enquadrada na generalidade dos paises da Comunidade Europeia não como um medicamento, mas como um suplemento alimentar, na forma de sulfato de condroitina e disponibilizada normalmente em comprimidos ou cápsulas. A dose diária oscila entre os 800mg e os 1200mg. A sua venda é livre, sem necessidade de prescrição médica, quer de modo individual, quer em associação com a glucosamina.

A sua utilização parece ser segura, principalmente a curto prazo. A longo prazo não há dados que garantam a sua segurança absoluta. Os seus efeitos secundários são infrequentes e quando aparecem, centram-se no desconforto gástrico, na flatulência, na diarreia, na dor de cabeça.

Teoricamente a condroitina pode aumentar o risco de hemorragia, se tomada com medicação que altere a coagulação sanguínea, como no caso da aspirina, da heparina, da varfarina (varfine). Nestes casos a sua toma só deve ser efectuada por indicação e controlo do médico. Os doentes com asma devem também abster-se da sua ingestão, sem terem uma avaliação e indicação prévia por parte do seu médico.

Todos os estudos e ensaios clínicos efectuados até hoje, não são consistentes sobre a efectividade da condroitina na reparação da cartilagem. No entanto têm demonstrado ser a condroitina um produto efectivo, na redução da dor da artrose e possibilitar uma menor utilização de analgésicos.