Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO JOELHO
OSTEOCONDRITE DISSECANTE DO JOELHO

 

osteocondrite

A osteocondrite dissecante do joelho é definida como uma lesão osteo-cartilaginea em que há a separação de um maior ou menor fragmento do osso subjacente a uma pequena área de cartilagem articular a nível da superfície articular do joelho.

Ocorre mais frequentemente em doentes do sexo masculino com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos. A sua localização habitual é a região postero-lateral do côndilo femoral interno, sendo menos frequente a nível do côndilo femoral externo e mais raramente a nível da rótula ou dos pratos da tíbia. Em 20 % dos casos pode ser bilateral.

A causa desta patologia não é bem conhecida, sendo referidas várias teorias como, alterações no processo de ossificação, perturbação micro-vascular, factores mecânicos. Durante a progressão desta lesão, ocorre uma morte por perturbação da circulação de sangue de uma zona de osso subjacente à cartilagem, com consequente deterioração e amolecimento da cartilagem articular, acabando por se separar esse fragmento do osso adjacente. Posteriormente com a instabilidade dessa área de osso a cartilagem sofre pontos de fractura podendo também destacar-se.

Os sintomas são variáveis, estando presentes normalmente durante a actividade e até com o repouso nocturno. Podem frequentemente estar associados a derrames intra-articulares recorrentes. Os sintomas referidos são a dor durante a marcha, a dor à palpação local e a rigidez. Pode também haver sintomas mecânicos de bloqueio do joelho quando o fragmento destacado se torna um corpo livre intra-articular.

Durante o exame clínico pode despertar-se dor na palpação no côndilo femoral interno, e pode ser observado um posicionamento em rotação externa do membro, numa procura de diminuição da dor local.

No estudo radiológico, as incidências de face, perfil e do túnel inter-condiliano permitem a visualização da lesão, mostrando um pequeno fragmento ósseo rodeado por uma zona rádio-transparente. A ressonância magnética sobretudo, permite avaliar o nível de solução de continuidade do fragmento de cartilagem articular, assim como caracterizar a sua vitalidade, o seu tamanho e a integridade do osso sub-condral, possibilitando a orientação do tratamento.