Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > PORQUE INCHA O MEU JOELHO ?
PORQUE INCHA O MEU JOELHO ?

 

joelho inchado

A tumefacção ou inchaço do joelho, é uma situação relativamente frequente e desencadeada nem sempre por apenas uma, mas muitas vezes por várias causas associadas.

Normalmente o inchaço depende directamente da presença dentro da cavidade articular, de uma colecção líquida, que pode ser de líquido sinovial, sangue ou pus.

O seu aparecimento pode acontecer de modo muito rápido (uma a duas horas), rápido (até seis horas) ou lento (dois ou mais dias).

Dependente de uma quantidade menor ou maior da colecção líquida intra-articular, o joelho apresenta a tumefacção com menor ou maior tensão, condicionando-o por isso a uma perda menor ou maior da mobilidade.

Habitualmente o aumento da tensão intra-articular associa-se ao aparecimento de desconforto ou mesmo dor, que em situações extremas é bastante insuportável.

Há também situações de inchaço em que o joelho globalmente não se apresenta com aumento de temperatura, mas há situações em que a temperatura da pele é elevada com associação a vermelhidão da mesma.

Quando o seu joelho inchar, teremos que considerar uma destas quatro situações distintas:

O joelho aparece inchado muito rapidamente depois de um traumatismo: o motivo estará na presença de sangue (hemartrose), proveniente de uma fractura articular a nível dos pratos da tíbia ou da rótula. Pode também ser resultante de uma rotura do ligamento cruzado anterior, ou da luxação traumática da rótula.

O joelho aparece inchado após um traumatismo, de modo rápido: o motivo estará na presença de sangue, proveniente de uma rotura do menisco, de uma laceração da sinovial, de uma pequena fractura articular (fractura osteocondral). Pode também ser motivado pela presença de líquido sinovial desencadeada por uma rotura antiga de um menisco, do ligamento cruzado anterior ou ainda por episódio de luxação recidivante da rótula (instabilidade rotuliana). Algumas crises de sinovite úrica e ou de condrocalcinose, também podem desencadear um derrame após traumatismo, mesmo insignificante.

O joelho aparece inchado de modo lento e sem aparente causa desencadeante: o motivo estará na presença de líquido sinovial, resultante do processo de sinovite secundária à doença da cartilagem (artrose), mas em jovens pode ter por base a instabilidade da rótula. A rotura degenerativa dos meniscos ou mesmo a rotura aguda de um menisco ou de um quisto de menisco, pode ainda ser uma das causas do derrame.

O joelho aparece inchado de modo repentino, sem traumatismo prévio e com associação a aumento da temperatura global, vermelhidão da pele e a dor intensa: o motivo estará na presença de pus (artrite séptica) ou a liquido sinovial decorrente de sinovite úrica (gota) ou da condrocalcinose.