Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > HIGROMA OU BURSITE PRÉ-ROTULIANA
HIGROMA OU BURSITE PRÉ-ROTULIANA

 

bursite

As bursas são pequenas formações sacoladas, forradas no seu interior por um tecido específico designado por sinovial, que produz uma fina camada de um líquido, o liquido sinovial e que servem de "almofada", de modo a protegerem grande parte das proeminências ósseas justa articulares. Têm como objectivo amortecer forças e diminuir o atrito entre as diversas estruturas, como o osso e a pele neste caso, mas também poderá ser entre tendões ou ligamentos.

No joelho localiza-se a maior destas almofadas, a bursa pré-rotuliana, que fica na face anterior do joelho, entre a  rótula e a pele, permitindo o suave deslizamento desta sobre rótula.

Quando existe uma solicitação muito significativa e repetida dessa almofada ou quando é sujeita a discretos traumatismos directos de modo repetido no tempo (como ajoelhar), podem desencadear-se fenómenos de "irritabilidade" da mesma, que se traduzem por sinais inflamatórios da membrana no seu interior. Esta “ irritação ” provoca produção excessiva do líquido dentro da almofada, com consequente aumento do seu volume e causando dor e dificuldade na mobilização do joelho. Ao processo de ingurgitamento e inflamação dessa almofada no joelho, dá-se o nome de bursite pré-rotuliana.

Entre os indivíduos que se encontram com um maior risco de desenvolver esta bursite, estão aqueles que utilizam frequentemente o apoio do joelho sobre o solo ou outras superfícies duras, caso de funcionárias de limpeza, jardineiros, ladrilhadores, calceteiros e profissões que a isso obriguem os seus executantes. No desporto, os atletas que se expõem frequentemente a moderados traumatismos directos e muito frequentes sobre a face anterior do joelho, como nos participantes em desportos de contacto no solo.

Não se trata de um compromisso preocupante já que a bursite pré-rotuliana é uma condição simples e por vezes até auto-limitada.

Como principais sintomas e sinais, apresentam-se constantemente a dor, o inchaço, a vermelhidão e a maior ou menor dificuldade na flexão e na extensão do joelho.