Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > A BICICLETA ESTÁTICA E O TORNOZELO DO DOENTE
A BICICLETA ESTÁTICA E O TORNOZELO DO DOENTE

 

cicicleta estática

Indicação Para a Sua Utilização No Tornozelo


A utilização da bicicleta estática, como atitude complementar a um protocolo terapêutico, definido para determinadas patologias do tornozelo, decorre fundamentalmente do facto de se poder desenvolver movimento articular e adjacente peri-articular, sem praticamente se colocar carga articular.

O tornozelo, é uma articulação de bastante amplitude de movimento e também de extensas superfícies de contacto, recobertas por cartilagem.

A cartilagem é um tecido particular, que necessita para manter a sua troficidade, de permanente lubrificação por parte de um líquido natural visco-elástico, designado de “ líquido sinovial “ mas e também, de movimento com maiores ou menores gradientes de amplitude e de carga, de modo a que este líquido consiga nutrir a cartilagem.

Assim e em termos de adjuvante terapêutico, a bicicleta estática logra permitir que o tornozelo beneficie de mobilização activa assistida, com os arcos de amplitude mais adequados e também com as cargas mais favoráveis, pré estabelecidas.

O objectivo principal do uso da bicicleta estática nestes termos, é a manutenção ou a revitalização da cartilagem articular, em particular nas áreas de contacto entre as respectivas superfícies, mas e também de ganho de amplitude articular.

 

Quando e Como se Deve Utilizar a Bicicleta Estática


Quando a tibio-társica (tornozelo) apresenta doença da cartilagem (artrose), ou quando se encontra no período de recuperação de uma entorse ou no pós-operatório de condroplastia, de auto-transplante de cartilagem no talus, de reparação ligamentar ou de osteosintese de fractura maleolar, é obrigatório utilizar a bicicleta estática, sem qualquer carga nos pedais e sempre com o selim (assento) o mais elevado possível, de modo a que os joelhos consigam a extensão completa, quando os pés actuam nos pedais apenas com a parte anterior (base plantar dos dedos).

Nestas situações a sua utilização deverá efectuar-se com uma sessão sempre que possível, logo no inicio do dia e imediatamente após o levantar (antes do banho matinal), de modo a minimizar as consequências da imobilização do período do repouso nocturno e repetir outra sessão no final do dia.

Em qualquer dos casos, dez minutos por cada sessão a pedalar sempre de modo muito lento e suave, (cinco para a frente e cinco para trás) são suficientes para atingir os objectivos da bicicleta estática no tornozelo.


Serviços Diartro . numero verde  808 202 821