Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > A BICICLETA ESTÁTICA E O JOELHO DO DOENTE
A BICICLETA ESTÁTICA E O JOELHO DO DOENTE

 

bicicleta estática

 

Indicação Para a Sua Utilização no Joelho

A utilização da bicicleta estática, como atitude complementar a um protocolo terapêutico, definido para determinadas patologias do joelho decorre fundamentalmente do facto de se poder desenvolver movimento articular e adjacente, sem praticamente se colocar carga na articulação.

O joelho é uma articulação de bastante amplitude de movimento e também de extensas superfícies de contacto, recobertas por cartilagem.

A cartilagem é um tecido particular, que necessita para manter a sua troficidade, de permanente lubrificação por parte de um líquido natural visco-elástico, designado de “ líquido sinovial “ mas e também, de movimento com maiores ou menores gradientes de carga, de modo a que este líquido consiga nutrir a cartilagem.

Assim e em termos de adjuvante terapêutico, a bicicleta estática logra permitir que o joelho beneficie de mobilização activa assistida, com os arcos de amplitude mais adequados e também com as cargas mais favoráveis, pré estabelecidas.

O objectivo principal do uso da bicicleta estática nestes termos, é a manutenção ou a revitalização da cartilagem articular, em particular nas áreas de contacto entre as respectivas superfícies, mas e também de algum ganho de amplitude articular.


Quando e Como Deve Utilizar a Bicicleta Estática


Nas situações em que se pretende apenas fazer a manutenção da cartilagem em particular da rótula e do fémur (tróclea), deve-se utilizar a bicicleta estática com uma carga reduzida nos pedais e sempre com o selim o mais elevado possível, de modo a que os joelhos atinjam a extensão quase completa, quando os pés actuam nos pedais apenas com a parte anterior (base plantar dos dedos).

Quando o joelho apresenta doença da cartilagem, ou quando se encontra no período de pós-operatório de condroplastia/reparação da cartilagem, de remodelação meniscal, de reparação ligamentar periférica, de osteosintese de fractura, de uma artroplastia ou até mesmo de reconstituição do ligamento cruzado anterior, é obrigatório utilizar a bicicleta estática, sem qualquer carga nos pedais e sempre com o selim (assento) o mais elevado possível, de modo a que os joelhos consigam a extensão quase completa, quando os pés actuam nos pedais apenas com a parte anterior (base plantar dos dedos).

Nestas situações a sua utilização deverá efectuar-se com uma sessão sempre que possível, logo no inicio do dia e imediatamente após o levantar (antes do banho matinal), de modo a minimizar as consequências da imobilização do período do repouso nocturno e repetir outra sessão idêntica no final do dia.

Em qualquer dos casos, dez minutos por cada sessão a pedalar sempre de modo muito lento e suave, (cinco para a frente e cinco para trás) são suficientes para atingir os objectivos da bicicleta estática.


Serviços Diartro . linha verde  808 20 28 21