Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > VISCOSUPLEMENTAÇÃO DO JOELHO
VISCOSUPLEMENTAÇÃO DO JOELHO

 

viscosuplementação do joelho

A artrose do joelho ou mais propriamente, a “doença da cartilagem“, quer seja na sua forma idiopática, quer seja na sua forma secundária, é uma das doenças mais frequentes na espécie humana.

No inicio desta afecção e determinada por vários factores, começa por ocorrer uma deterioração da cartilagem, com perda da sua regularidade e elasticidade e consequente diminuição da sua eficácia, o que progressivamente contribui para a sua degradação adicional, com o uso diário da vida de relação e laboral e ou os traumatismos frequentes.

Na evolução da artrose do joelho, para além do envolvimento particular da cartilagem, há também uma degradação progressiva nos outros tecidos que compõem a articulação, em especial na membrana sinovial, conduzindo à instalação progressiva de dor, deformação e limitação do movimento.

Embora não haja cura para a artrose do joelho, já que ainda não existem protocolos terapêuticos que permitam definitivamente parar ou inverter a “doença da cartilagem do joelho“, é no entanto possível diminuir a dor e a rigidez articulares, bem como melhorar a mobilidade e a sua capacidade funcional.

Para o tratamento de carácter conservador da artrose do joelho, temos disponíveis alguns medicamentos, bem como procedimentos terapêuticos, capazes de aliviar os sintomas e minimizar a perda evolutiva da função.

Dos designados procedimentos terapêuticos, a injecção de ácido hialurónico dentro da articulação, têm-se revelado bastante eficaz.

A administração intra-articular de ácido hialurónico (AH) - hialuronano - exógeno (sintético), numa articulação com sinovial como o joelho, com o intuito de restaurar o normal ambiente reológico da sua cartilagem e as propriedades viscoelásticas do seu liquido sinovial, designa-se por viscosuplementação e é um dos procedimentos que actualmente e em determinadas fases evolutivas da “ doença da cartilagem “, proporciona resultados muito favoráveis.

A viscosuplementação, é sempre adaptada a cada caso particular e de acordo com a fase evolutiva da doença articular, da natureza dos sintomas, da idade do doente e do seu envolvimento com as actividades diárias da vida de relação e de trabalho. Normalmente há conveniência na realização de um a dois ciclos de três injecções intra-articulares anualmente.

Viscosuplementação para o tratamento da osteoartrite do joelho
Bellamy N, Campbell J, Robinson V, Gee T, Bourne R, Wells G
The Cochrane Database of Systematic Reviews 2006 Issue 2
Copyright © 2006 The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.

“A viscosuplementação é um tratamento efectivo para a artrose do joelho, com melhoria da dor, da função e do desempenho global do doente, em particular entre a 5ª e a 13 ª semana após a administração.“

“A viscosuplementação apresenta resultados favoráveis por períodos mais prolongados, do que os obtidos com a administração intra-articular de corticoide.“