Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > TRATAMENTO DA CONDROCALCINOSE
TRATAMENTO DA CONDROCALCINOSE

 

condrocalcinose do joelho

O tratamento depende do grau de envolvimento e modo de expressão da doença.

Nas formas agudas ( pseudo-gota ) com sinovite, derrame articular e álgia com significado, consiste na aspiração do liquido sinovial articular e na injecção de um anestésico local ( lidocaina ), na imobilização/estabilização articular e na prescrição de um anti-inflamatório por via sistémica. Em alguns doentes com pseudo-gota, a colchicina é util na agudização e também na prevenção dos surtos de agudização.

Na forma crónica, o tratamento pode ser cirúrgico com recurso à artroscopia, de modo a proceder-se ao desbridamento dos depósitos de pirofosfato de cálcio em conjunto com a sinovectomia. O tratamento cirúrgico da osteoartrite associada, pode passar pelo desbridamento articular, pela simples condroplastia das lesões da cartilagem, pela osteotomia de realinhamento e mais tardiamente, por substituição total ou parcial (artroplastia) da articulação afectada.

A terapêutica das doenças associadas é importante, embora não modifique a história natural da doença por deposição de cristais de pirofosfato de cálcio.

À medida que a etiologia da deposição dos cristais de pirofosfato vai sendo clarificada, tratamentos mais especificos poderão vir a ser utilizados.

No entanto o objectivo terapêutico actual, é a redução do compromisso inflamatório associado à deposição dos cristais e a redução da intensidade e da frequência dos sintomas.