Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > GLUCOSAMINA
GLUCOSAMINA

 

glucosamina

SULFATO DE GLUCOSAMINA

A glucosamina é um amino monosacárido. É a base dos proteoglicanos e é precursor da produção do ácido hialurónico.

A glucosamina é retirada habitualmente da concha dos moluscos ou fabricada no laboratório.

Encontra-se em vários tecidos e em particular na cartilagem.

Quatro horas após a ingestão da glucosamina, dá-se um aumento consistente na síntese dos proteoglicanos.

A glucosamina é utilizada fundamentalmente para suporte e ou melhoria da troficidade da cartilagem (condroprotecção).

A glucosamina quando utilizada no tratamento da osteoartrite (artrose), parece limitar a sua evolução, diminuindo a sintomatologia dolorosa e a rigidez articular, com consequente melhoria da função articular, em particular nas pequenas articulações.

A sua utilização como um complemento no tratamento da artrose, é enquadrada na generalidade dos paises da Comunidade Europeia não como um medicamento, mas como um suplemento alimentar, na forma de sulfato ou cloridrato de glucosamina e disponibilizada normalmente em carteiras de pó, comprimidos ou cápsulas. A sua venda é livre, sem necessidade de prescrição médica, quer de modo individual, quer em associação com a condroitina.

A ingestão de 1,5 gramas por dia, é a dose mais recomendada. A duração de cada ciclo de tratamento, será sempre da responsabilidade do médico e definida por este, na dependência de cada situação clínica.

A sua utilização parece ser segura. No entanto não deve ser tomada por pessoas alérgicas ao marisco e moluscos. Os seus efeitos secundários são infrequentes e quando aparecem, centram-se no desconforto gástrico, na obstipação, na diarreia, na dor de cabeça.

Parece haver alguma interacção entre a glucosamina e os anti-diabéticos, com aumento do nível glicémico e a necessidade de reajustes na toma destes. A medicação para baixar o colesterol e para a quimioterapia, também pode criar alguma interacção.