Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > FACTORES DE CRESCIMENTO
FACTORES DE CRESCIMENTO

 

factores de crescimento

O que são os factores de crescimento plasmáticos?

São proteínas que desempenham uma função determinante nos complexos processos da reparação e da regeneração dos tecidos lesados.

Estas proteínas intervêm no processo da comunicação intercelular, transmitindo a sua informação, por acção nos receptores localizados nas membranas celulares.

Desencadeiam efeitos biológicos, como a migração celular dirigida (quimiotaxia), a proliferação celular e a diferenciação celular. Estes diferentes mecanismos são decisivos nos processos de reparação e regeneração celulares.

Encontram-se no interior das plaquetas, nos grânulos alfa e em quantidades significativas.

Os principais factores plaquetários, são : o PDGF (plateled derived growth factor), o TGF-B (transformed growth factor), o bFGF (fibroblast growth factor), o VEGF (epithermic growth factor), o IGF (insulin growth factor).

Quando são utilizados em alguns procedimentos cirúrgicos, aceleram os processos de regeneração dos tecidos lesados.

Esta utilização tem hoje indicações definidas em cirurgia oral e maxilo-facial (regeneração óssea peri-implante, preenchimento com enxerto ósseo, correcção de defeitos periodontais), em traumatologia do desporto (roturas musculares, roturas tendinosas, reconstituições e reparações ligamentares no joelho, reparações da cartilagem do joelho), em dermatologia e em cirurgia vascular e plástica.