Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > CONDROPROTECÇÃO NA ARTROSE
CONDROPROTECÇÃO NA ARTROSE

 

condroprotectores

A cartilagem é um tecido de revestimento articular altamente diferenciado e único, pois não há outro identico no organismo. A sua constituição fundamental está na dependência de uma célula denominada condrócito.

A cartilagem é composta por uma extensa estrutura de colágeno, imersa num tecido altamente hidratado e fabricado por uma única célula, o condrócito. O modo como o colagéneo se dispõe na cartilagem, confere-lhe uma grande importancia na absorção do choque, funcionando como que um verdadeiro amortecedor dos traumatismos desencadeados durante toda a nossa actividade diária sobre os joelhos.

A cartilagem articular, presente em todas as nossas articulações com movimento (diartrodiais), é um tecido que está dependente de um fenómeno complexo de deterioração e reparação, que apesar de ser lento, está sempre presente em cada instante na articulação.

Dado o facto de que em determinadas condições, o equilíbrio entre a  reparação e a deterioração, se comporta de maneira desigual no sentido desta, acarretando assim danos e por consequência menor capacidade da absorção do choque, o uso de substâncias de carácter terapêutico que possam retardar ou inibir o processo de deterioração cartilaginosa, é determinante para os joelhos que vivem em constante sobrecarga.

Para designar o papel que determinadas substâncias quimicas, isoladas ou em associação, têm na estimulação da revitalização cartilaginea ou na diminuição da sua deterioração, retardando ou eventualmente revertendo o processo natural de evolução da “ doença da cartilagem “, surgiu o termo CONDROPROTECÇÃO.

Na área da medicação oral, o arsenal terapêutico disponivel centra-se em substâncias químicas - os condroprotectores - como : o SULFATO DE GLUCOSAMINA, o SULFATO DE CONDROITINA, a DIACEREINA, os INSAPONIFICADOS DE SOJA e ABACATE e os ANTIOXIDANTES, especialmente a VITAMINA C.

Dos vários fármacos enquadrados nesta categoria e disponíveis para uso clinico, é importante ter a noção de que somente o médico especialista poderá determinar qual ou quais são os mais adequados para cada doente.