Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > CONDROMODULAÇÃO
CONDROMODULAÇÃO

 

medicação

A cartilagem articular é um tecido que está dependente de um fenómeno complexo de deterioração e reparação, que apesar de ser lento, está sempre presente em cada instante na articulação.

Dado o facto de que em determinadas condições, o equilíbrio entre a  reparação e a deterioração, se comporta de maneira desigual no sentido desta, acarretando assim danos e por consequência menor capacidade da absorção do choque, o recurso a substâncias com carácter terapêutico e ou a procedimentos que possam retardar ou mesmo inibir o processo de deterioração cartilaginosa, é determinante.

Assim e para designar o papel que determinadas substâncias quimicas, isoladas ou em associação, têm na estimulação da revitalização cartilaginea ou na diminuição da sua deterioração, retardando ou revertendo eventualmente, o processo natural de evolução da “ doença da cartilagem “, surgiu há alguns anos o termo CONDROPROTECÇÃO.

Na área da Condroprotecção, o arsenal terapêutico disponivel centra-se em substâncias químicas - os condroprotectores – como : o SULFATO DE GLUCOSAMINA, o SULFATO DE CONDROITINA, a DIACEREINA, os INSAPONIFICADOS DE SOJA e ABACATE e os ANTI-OXIDANTES, especialmente a VITAMINA C.

Particularmente e no caso do SULFATO DE GLUCOSAMINA, esta substância está já considerada como uma droga SADOA (slow acting drug for treatment of osteoarthritis – medicamento de acção lenta para o tratamento da artrose).

Dos vários fármacos enquadrados nesta categoria e disponíveis para uso clinico, é importante ter a noção de que somente o médico especialista poderá determinar qual ou quais são os mais adequados para cada doente.

Muito mais recentemente, a designação CONDROMODULAÇÃO apareceu com um sentido mais amplo e pretendendo englobar todo um conjunto de atitudes ou procedimentos terapêuticos que sejam capazes de prevenir, retardar ou mesmo reverter as lesões degenerativas da cartilagem articular.

Assim, quaisquer atitudes tomadas no sentido de minimizar a evolução degradativa da cartilagem nas varias articulações, tais como: a adequada hidratação e o equilibrio electrolitico, o permanente controlo do peso ideal, a viscosuplementação, a redução de macro e micro traumatismos de repetição, o controle hormonal, a pratica de exercício fisico periódico e suave, a correcção de desvios posturais, a ergomomia, a hidro-balneoterapia termal, a hidroginástica, podem ser consideradas como CONDROMODULADORAS já que todas elas especialmente quando associadas, visam e conseguem diminuir a sobrecarga, bem como o ambiente desfavorável sobre a cartilagem articular.