Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > BICICLETA ESTÁTICA
BICICLETA ESTÁTICA

 

bicicleta estática

Justificação Para a Sua Utilização

A utilização da bicicleta estática, como atitude complementar a um protocolo terapêutico, definido para determinadas patologias da anca, do joelho e do tornozelo, decorre fundamentalmente do facto de se poder desenvolver movimento articular e adjacente, sem praticamente se colocar carga nas articulações.

A anca, o joelho e o tornozelo são articulações de bastante amplitude de movimento e também de extensas superfícies de contacto, recobertas por cartilagem.

A cartilagem é um tecido particular, que necessita para manter a sua troficidade, de permanente lubrificação por parte de um líquido natural visco-elástico, designado de “ líquido sinovial “ mas e também, de movimento com maiores ou menores gradientes de carga, de modo a que este líquido consiga lubrificar e nutrir a cartilagem.

Assim e em termos de adjuvante terapêutico, a bicicleta estática logra permitir que estas articulações beneficiem de mobilização activa assistida, com os arcos de amplitude mais adequados e também com as cargas mais favoráveis, pré estabelecidas.

O objectivo principal do uso da bicicleta estática nestes termos, é a manutenção ou a revitalização da cartilagem articular, em particular nas áreas de maior contacto entre as respectivas superfícies.

Quando e Como se Deve Utilizar a Bicicleta Estática

Nas situações em que se pretende apenas fazer a manutenção da cartilagem saudável da anca, joelho e tornozelo, deve-se utilizar a bicicleta estática com uma carga reduzida a moderada nos pedais e sempre com o selim o mais elevado possível, de modo a que os joelhos atinjam a extensão completa, quando os pés actuam nos pedais apenas com a parte anterior (base plantar dos dedos).

Quando estas articulações se apresentam com doença da cartilagem, ou no período de pós-operatório de artroplastia da anca, pós-operatório de condroplastia do joelho, remodelação meniscal, reconstituição do ligamento cruzado anterior, condroplastia do tornozelo, ou até mesmo artroplastia do joelho, é obrigatório utilizar a bicicleta estática, sempre sem qualquer carga nos pedais (roda livre) e sempre com o selim (assento) o mais elevado possível, de modo a que os joelhos consigam a extensão completa, quando os pés actuam nos pedais apenas com a parte anterior (base plantar dos dedos).

Nas situações em que se apresenta doença da cartilagem, ou mesmo na simples manutenção da cartilagem saudável, a sua utilização deverá efectuar-se sempre que possível, logo no inicio do dia e imediatamente após o levantar (antes do banho matinal), de modo a minimizar as consequências da imobilização do período do repouso nocturno.

Em todos os casos, dez minutos diários (cinco para a frente e cinco para trás) a pedalar sempre de modo muito, muito lento e suave, são suficientes para atingir os objectivos da bicicleta estática.