Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > ESPONJIALIZAÇÃO DO JOELHO
ESPONJIALIZAÇÃO DO JOELHO

 

esponjialçização do joelho

Cirurgia de Reparação da Cartilagem

Para o tratamento cirúrgico das lesões focais em fases mais avançadas (grau IV) de doença da cartilagem do joelho, com fissuração profunda desta até ao osso subjacente e ou já com descolamento completo do mesmo, com perdas expressivas de cartilagem, procede-se a uma técnica designada esponjialização, que se desenvolve sob controlo artroscópico e em regimen de cirurgia de dia.

Com esta técnica e utilizando um instrumental cirúrgico especifico motorizado (shaver) procede-se á remoção de toda a camada da cartilagem que se encontra francamente deteriorada ou irregular, até ao plano ósseo.

Este procedimento tem o intuito de retirar toda essa massa irrecuperável de cartilagem, bem como limpar - esponjializar - o osso subjacente desvitalizado, de modo a criar condição para o desenvolvimento a partir deste e na dependência de células indiferenciadas, de um tecido cicatricial de revestimento designado fibrocartilagem.

Normalmente às doze semanas de pós-operatório, esta nova estrutura apesar de não ter a qualidade plástica da cartilagem, permite o  deslizamento suave durante o movimento e a carga, com bastante efectividade e com a consequente retoma da actividade.

Este procedimento é sem dúvida, uma das soluções mais adequadas no momento presente, para o tratamento desta fase evolutiva da doença da cartilagem, pelos resultados clínicos e funcionais francamente consistentes e favoráveis que apresenta.

Nos desportistas de lazer e no que concerne à retoma das suas actividades desportivas, às dezasseis semanas normalmente esta já é possível.