Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > CONDROPLASTIA DO JOELHO
CONDROPLASTIA DO JOELHO

 

condroplastia do joelho

Cirurgia de Reparação da Cartilagem

Para o tratamento cirúrgico das lesões da cartilagem do joelho, do tipo fissuração e fibrilação, (os designados graus II e III) e mesmo para a fractura condral, leva-se a efeito uma técnica designada condroplastia, que se desenvolve sob controlo artroscópico e em regimen de cirurgia de dia.

Com esta técnica e utilizando um instrumental cirúrgico especifico motorizado (shaver) procede-se á remoção de toda a camada mais superficial da cartilagem que se encontra deteriorada ou irregular, de modo a lograr-se definir uma nova camada de cartilagem na área subjacente, com uma superfície mais lisa, regular e consistente.

Este procedimento é sem dúvida, a solução mais adequada no momento presente, para o tratamento destas fases de doença da cartilagem, pelos resultados clínicos e funcionais francamente consistentes e favoráveis que apresenta.

No que concerne à retoma das actividades desportivas e ou de vida de relação e laborais, ás quatro semanas normalmente já é possível.

Posteriormente e como complemento terapêutico, para inverter este processo nestas suas fases iniciais, recorremos regularmente á viscosuplementação.