Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > CIRURGIA ARTROPLÁSTICA DO JOELHO
CIRURGIA ARTROPLÁSTICA DO JOELHO

 

Figura 1

Decorrente do facto de não dispormos de tratamento médico definitivo para a artrose do joelho, a evolução natural desta doença leva à deterioração de toda a articulação e em particular das suas superfícies de deslizamento, indispensáveis para o desenvolvimento do movimento e consequentemente para a função articular.

A perda de mobilidade de um joelho decorrente da sua deformação, compromete seriamente o doente, no desenvolvimento da sua vida do dia-a-dia. Ao mesmo tempo a inflamação que acompanha sempre a destruição articular, é a responsável pelo aparecimento da dor, elemento determinante no agravamento do sofrimento e incapacidade funcional.

O objectivo da cirurgia artroplástica, no tratamento dos casos mais avançados de artrose do joelho é o de restabelecer a forma da articulação, devolver-lhe a estabilidade e a mobilidade e suprimir ao máximo a dor.

Nos últimos vinte anos e em particular a nível do joelho, o desenvolvimento de implantes artificiais – próteses articulares - com esse objectivo, foi sem dúvida um dos avanços cirúrgicos, mais notáveis do século XX, na área da cirurgia ortopédica.

Em princípio e num joelho, qualquer grau significativo de destruição articular, com deformação e perda de mobilidade, pode ser corrigido cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e da biomecânica.

A substituição das superfícies articulares do joelho por implantes artificiais, é designada por artroplastia do joelho.