Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > ARTROPLASTIA
ARTROPLASTIA

 

artropastia da anca

O QUE É A ARTROPLASTIA?

Decorrente do facto de não dispormos de tratamento médico definitivo para a artrose da anca, joelho e ombro, a evolução natural desta doença leva com bastante frequência, à deterioração de toda a articulação e em particular das suas superfícies de deslizamento, indispensáveis para o desenvolvimento do movimento e consequentemente para a função articular.

A perda de mobilidade de uma articulação e a sua deformação comprometem seriamente o doente, no desenvolvimento da sua vida do dia a dia. Ao mesmo tempo a inflamação que acompanha sempre a destruição articular é a responsável pelo aparecimento da dor, elemento determinante no agravamento do sofrimento e incapacidade funcional.

O objectivo da cirurgia, no tratamento dos casos mais avançados de artrose é o de restabelecer a forma da articulação, devolver-lhe a estabilidade e a mobilidade e suprimir ao máximo a dor.

Nos últimos trinta anos, e em particular a nível da anca e do joelho, o desenvolvimento de implantes artificiais - próteses - com aquele objectivo, é sem dúvida o avanço cirúrgico, mais notável do século XX, na área da cirurgia ortopédica.

Em princípio e nestas articulações, qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade, pode ser corrigido cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e biomecânica.

A substituição das superfícies articulares por implantes artificiais, é designada por artroplastia e é desenvolvida há largos anos.