Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > ANESTESIA LOCAL DO JOELHO
ANESTESIA LOCAL DO JOELHO

 

Figura 1

Para a realização da anestesia local do joelho para se realizar uma cirurgia artroscópica, utiliza-se o cloridrato de lidocaína, um anestésico que é introduzido pelo cirurgião no joelho, através de uma seringa e que vai provocar um bloqueio apenas das fibras sensitivas do interior da articulação, assim como das da pele, na zona onde é necessário intervir.

A duração de acção deste fármaco é de aproximadamente duas horas.

A anestesia local é suplementada por sedantes (analgesia), induzindo-se desde logo a serenidade e o relaxamento necessários, durante a intervenção e no pós-operatório imediato.

Neste tipo de anestesia e durante a sua efectivação, o doente é monitorizado de acordo com as recomendações da O.M.S. e é vigiado por um anestesista durante toda a cirurgia e por um enfermeiro no pós-operatório até à ocasião da alta.

Este método tem inúmeras vantagens em comparação com uma anestesia geral, visto que o doente tem um recobro imediato e pode ter alta hospitalar, em termos médios, duas horas após a intervenção cirúrgica.

Para além disso o anestésico local introduzido na articulação, proporciona-lhe um pós-operatório praticamente sem desconforto.

Podem-se ingerir alimentos quase de imediato.

A nossa experiência ultrapassa já largas centenas de doentes operados, sem que se tivesse assinalado qualquer intercorrência de significado.