Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > SINDROMA DO TÚNEL CÁRPICO
SINDROMA DO TÚNEL CÁRPICO

 

sindroma do tunel cárpico

“Neuropatia por compressão do nervo mediano no punho“

O Que é o Túnel Cárpico?

É um compartimento anatómico rígido, localizado na face anterior do punho. O seu pavimento e as suas paredes são constituídos pelos ossos do carpo e o seu tecto formado em toda a extensão, por uma estrutura espessa e duríssima, o ligamento transverso anterior do carpo.

Este túnel aloja mais profundamente e junto ao seu pavimento todos os tendões flexores da mão e suas bainhas sinoviais e mais superficialmente o nervo mediano.

Durante a flexão e a extensão do punho e dos dedos, há uma excursão no interior do canal, de mais ou menos 15 mm do nervo mediano e de 50 mm dos tendões flexores dos dedos, dando origem a fricção e compressão do nervo.

As forças aplicadas no interior deste canal rígido, deformam mecanicamente o nervo mediano e interferem com o seu aporte sanguíneo segmentar.

Qualquer causa que diminua o espaço no interior do canal cárpico, cria um aumento da pressão sobre o nervo mediano.

Em condições normais a pressão a que o nervo é sujeito dentro do canal é de 2,5 mmHg.

Nas situações de estenose (aperto) do canal, os valores médios sobem para 35 mmHg e sofrem um aumento para o triplo, sempre que o punho se encontra em extensão ou flexão máximas.

 

As Causas e os Sintomas do Síndroma

A causa mais frequente de redução do canal cárpico e consequente compressão do nervo mediano no seu percurso neste, é a tenosinovite dos tendões dos flexores dos dedos. Mas as sequelas de fractura do rádio e dos ossos do carpo, a neuropatia diabética, a artrite reumatóide, o hipotiroidismo, são também causas com relevância.

As queixas mais frequentes associadas a este compromisso, são sem dúvida a dor no punho e mão, por vezes lembrando queimadura e ainda os formigueiros, o inchaço e a perda da sensibilidade (dedos surdos) que envolvem o polegar, o indicador, o médio e parte do anelar.

Durante o repouso nocturno estas queixas agravam-se e com frequência obrigam o doente a levantar-se, para mobilizar a mão e o punho e assim lograr algum alívio.

O diagnóstico de síndroma do túnel cárpico, é estabelecido fundamentalmente com base em critérios de ordem clínica e completado pela informação do electromiograma.

Salvo raras excessões, o tratamento é cirurgico e deve ser levado a efeito precocemente, de modo a não se estabelecerem sequelas neuropáticas .