Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > PATOLOGIA DO JOELHO NO JOGADOR DE GOLFE
PATOLOGIA DO JOELHO NO JOGADOR DE GOLFE

 

lesões no joelho do jogador de golfe

A doença da cartilagem

A patologia com maior incidência no joelho do golfista, centra-se a nível da articulação femuro-rotuliana.

Na fase inicial do swing num joelho e na fase final no outro, é nesta interface entre a rótula e o fémur, que se desenvolvem as maiores sobrecargas para a cartilagem.

Os jogadores dextros no joelho direito e os sinistros no joelho esquerdo, mesmo sem instabilidade rotuliana perceptível, frequentemente apresentam naquela articulação, graus evolutivos variados de doença da cartilagem, apesar de nem sempre se apresentarem com expressão clínica com consistência.

 

A rotura meniscal

Depois dos 45 anos, não é infrequente associar-se a esta doença da cartilagem, um compromisso degenerativo dos meniscos, em particular no interno (e vice versa).

A rotura meniscal é pois uma patologia que neste caso, se pode estabelecer, tanto de modo progressivo e quase que de modo silencioso por surtos no tempo, como de modo abrupto, com um episódio único a bloquear a extensão completa do joelho.

Depois dos 45 / 50 anos, um praticante de golfe que treinar ou jogar semanalmente com regularidade, deverá por prudência, efectuar uma vez por ano, uma avaliação clínica e imagiológica dos seus joelhos, independentemente do desenvolvimento regular de algum procedimento ou de qualquer protocolo terapêutico de condroprotecção, que tenha por hábito efectuar.