Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > DOR ANTERIOR DO JOELHO DO ADOLESCENTE
DOR ANTERIOR DO JOELHO DO ADOLESCENTE

 

dor anterior no joelho

A dor ou desconforto na face anterior do joelho é uma causa muito frequente de procura do médico ortopedista, pelos jovens adolescentes. Várias são as patologias que podem estar implicadas na sua origem, no entanto em muitos dos casos, nenhuma etiologia clara é encontrada.

Quando todas as patologias macroscópicas são excluídas pode-se estabelecer o diagnóstico de dor anterior do joelho idiopática (causa dos sintomas desconhecida).

 

Problemas de sobrecarga

As lesões músculo-esqueléticas de sobrecarga no joelho são muito frequentes. Surgem quando o adolescente não está preparado para as exigências a que é sujeito pelos treinadores, pelos pais e até pelos próprios colegas.

A abordagem comum para o diagnóstico e tratamento das lesões de sobrecarga, inclui a identificação dos factores precipitantes (o abuso da carga de treino é o mais comum), a modificação desses factores, o controlo sintomático que permita uma reabilitação funcional progressiva com retorno aos níveis de actividade completos e um programa de manutenção, de modo a evitar recidivas ou novas lesões.

 

Dor anterior do joelho idiopática

Se um adolescente apresenta queixas de dor anterior do joelho, esta considera-se idiopática até que uma causa satisfatória seja definida. Todos os esforços devem ser feitos para excluir causas específicas que provoquem os sintomas, tais como alterações intra-articulares, instabilidade patelar, sobrecarga, mau alinhamento mecânico, dor referida (muitas vezes a causa de dor no joelho está relacionada com patologia da anca), tumores benignos ou malignos e infecção.

O adolescente refere dor generalizada, sem localização específica, sendo por vezes referido um pseudo-bloqueio. As queixas são geralmente bilaterais, variando a intensidade de joelho para joelho.

A orientação desta situação clínica é sintomática, sendo a participação em actividades físicas moderadamente encorajada. Um aspecto fundamental no acompanhamento destes jovens é assegurar-lhes e em especial aos pais, de que os sintomas são benignos e auto-limitados no tempo.