Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > VISCOSUPLEMENTAÇÃO
VISCOSUPLEMENTAÇÃO

 

viscosuplementação

A administração intra-articular de ácido hialurónico exógeno (sintético) numa articulação, com o intuito de restaurar o normal ambiente reológico da cartilagem e as propriedades viscoelásticas do liquido sinovial, designa-se por Viscosuplementação.

O QUE É O ÁCIDO HIALURÓNICO?

O ácido hialurónico é um polissacárido linear, formado por unidades dissacáridas de glucosamina e ácido glucurónico.

As propriedades viscoelásticas do ácido hialurónico, proporcionam importantes acções protectoras á cartilagem, como a absorção do choque e a sua lubrificação.

O ácido hialurónico promove a absorção do choque durante os movimentos rápidos da articulação (correr, saltar e rodar) e a lubrificação, durante os movimentos lentos (na marcha).

No joelho normal a quantidade total existente é estimada entre 4 a 8 mg.

A forma mais adequada de ácido hialurónico para uso clínico, é o hialuronato de sódio - Ácido Hialurónico Estabilizado de Origem Não Animal – tecnologia NASHA. Há também formas de gel de ácido hialurónico, mas estas apenas apresentam propriedades de lubrificação.

COMO E QUANDO FAZER A VISCOSUPLEMENTAÇÃO?

É um procedimento a ser efectuado apenas por um médico e só em determinadas fases evolutivas da “doença da cartilagem“, em especial do joelho e tornozelo, de modo a proporcionar resultados adequados e favoráveis.

A viscosuplementação é sempre adaptada a cada caso particular e de acordo com um protocolo de diagnóstico e de procedimento bem definido e experimentado. Normalmente há conveniência na realização de um ou dois ciclos anuais, de três sessões.