Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Patologias e Terapêuticas Ortopédicas > ESPONJIALIZAÇÃO
ESPONJIALIZAÇÃO

 

esponjialização do joelho

Já para o tratamento cirúrgico das fases mais avançados da doença da cartilagem, do tipo fragmentação até ao osso subjacente e ou descolamento completo do mesmo, com perdas expressivas de cartilagem, procedemos desde 1995 a uma técnica de cirurgia minimamente invasiva, designada por esponjialização com desbridamento articular.

Este procedimento tem o intuito de retirar toda a massa irrecuperável de cartilagem, bem como limpar - abrasão - o osso subjacente desvitalizado, de modo a criar condição para o desenvolvimento a partir deste e mediante células indiferenciadas, de um tecido cicatricial de revestimento de qualidade plástica semelhante, a fibrocartilagem.

Normalmente às doze semanas de pós-operatório, esta estrutura apesar de não ter a qualidade plástica da cartilagem, permite o deslizamento suave durante o movimento e a carga com bastante efectividade.

Posteriormente e como complemento terapêutico, para inverter este processo nestas suas fases iniciais, recorremos de modo sistemático e regularmente á viscosuplementação.

É uma solução bastante adequada, não só pelos resultados clínicos e funcionais muito favoráveis que apresenta á distância, mas e também porque com frequência adia sine die a aplicação de uma prótese.