Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os sapatos rasos de tipo ballet, parecem aumentar o risco para a artrose do joelho
Os sapatos rasos de tipo ballet, parecem aumentar o risco para a artrose do joelho

 

08/05/2011
sapato ballet

“desde há largos anos que venho a motivar as minhas doentes com patologia degenerativa quer dos tornozelos, quer dos joelhos, a utilizarem mesmo dentro de casa, onde normalmente têm o habito de usar chinelos, calçado com tacão largo e com uma altura até 3.5 cm”  (Francisco Santos Silva Dr.)

Coimbra, Maio 2011 – O vulgar uso de sapatos rasos do tipo ballet, aumenta a carga sobre os joelhos e consequentemente parece aumentar também o risco para o estabelecimento da artrose.

De acordo com “press release” recente, Lorraine Jones da Associação Britânica de Podiatria dá-nos conta que este tipo de calçado desencadeia intensa carga nos joelhos, anca e coluna lombar, facto que com o tempo desencadeia o aparecimento de artrose a esses níveis.

No entanto acrescenta-se na informação, que os profissionais e os amadores de bailado não apresentam obviamente esse compromisso, pois que e apesar de utilizarem esses sapatos, toda a sua actividade é desenvolvida com suporte na parte anterior do pé com o apoio da musculatura da perna, o que permite a dissipação de todo o impacto durante o movimento.

A este propósito sugere-se ainda que este tipo de sapatos seja utilizado apenas esporadicamente e por curtos períodos de tempo, de modo a minimizarem os seus efeitos.
Termina esse “press release” dando amplo ênfase à sugestão de e sempre que possível, se utilizem sapatos com um tacão largo e com 4 cm de altura no máximo.

Comentando estes factos, Francisco Santos Silva, afirma-nos “desde há largos anos que venho a motivar as minhas doentes com patologia degenerativa, quer dos tornozelos quer dos joelhos, a utilizarem mesmo dentro de casa, onde normalmente têm o habito de usar chinelos, calçado com tacão largo e com uma altura até 3.5 cm”.