Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A carga e o impacto podem ter alguma responsabilidade no aparecimento dos joanetes
A carga e o impacto podem ter alguma responsabilidade no aparecimento dos joanetes

 

02/04/2011
os joanetes nas sandálias

"efectivamente dispomos hoje de uma técnica cirúrgica de índole minimamente invasiva, que possibilita a adequada correcção do joanete e assim devolver á mulher um pé bonito e utilizável com qualquer sapato" (Francisco Santos Silva)

Coimbra, Abril 2011 – É sabido que os joanetes têm um significativo impacto na qualidade da marcha, especialmente da mulher e do idoso.

Joanete que é a designação vulgar para uma patologia do pé designada ortopedicamente por “hallux valgus”, localiza-se no dedo grande e com maior ou menor expressão deforma-o, tornando saliente internamente a sua base e a cabeça do metatársico. Quase constantemente associa-se-lhe a artrose, com consequente aumento da instabilidade articular e sofrimento durante marcha.

Um estudo recentemente publicado e levado a efeito na La Trobe University, Austrália, dá-nos conta que a carga e o impacto parecem ter decisiva importância na sua evolução, independentemente de outros factores morfológicos e biomecânicos. Esta conclusão resulta dos dados recolhidos de 2.831 indivíduos de ambos os sexos e com idades superiores a 56 anos.  Nesta população um significativo numero – 36% - apresentava joanetes, devendo-se assim considerar uma entidade músculo-esquelética com elevada prevalência.

Hylton Menz o autor do estudo enfatiza “as correcções cirúrgicas efectuadas precocemente são decisivas não só para o alivio das dores, mas também para melhorar o desempenho morfo-funcional”.

Comentando o estudo, Francisco Santos Silva reforça ainda mais ” efectivamente dispomos hoje de uma técnica cirúrgica de índole minimamente invasiva, que possibilita a adequada correcção do joanete e assim devolver á mulher um pé bonito e utilizável com qualquer sapato”