Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O sulfato de condroitina pode retardar a progressão da artrose
O sulfato de condroitina pode retardar a progressão da artrose

 

29/03/2011
condroitina

Coimbra, Março 2011 - O sulfato de condroitina pode beneficiar os doentes com artrose do joelho.

Esta afirmação decorre de um estudo desenvolvido na Universidade de Montreal por J. P. Pelletier, com recurso à ressonância magnética quantitativa (RMQ) na avaliação dos efeitos terapêuticos desta substância.

Este estudo centrou-se na apreciação com a RMQ, do efeito provocado pelo sulfato de condroitina, a nível da cartilagem, do osso articular subjacente e da membrana sinovial do joelho.

Pelletier verificou que os doentes que tomaram consecutivamente durante seis meses o sulfato de condroitina, apresentaram significativa redução da deterioração da cartilagem articular, quando comparados com outros que não efectuaram qualquer toma deste tipo.

Do mesmo modo encontrou, nos doentes que tomaram a condroitina durante 12 meses, significativa redução da deterioração do osso subjacente à cartilagem articular.

Concluindo Pelletier afirma em comunicado “o sulfato de condroitina é uma substancia segura e com um efeito positivo na artrose, reduzindo de modo significativo o volume da perda de cartilagem no joelho”.

No entanto enfatiza que apesar de a condroitina retardar a progressão da artrose, de modo algum possibilita a sua cura.