Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A manipulação da coluna pode melhorar a lombalgia crónica
A manipulação da coluna pode melhorar a lombalgia crónica

 

27/03/2011
massagem

a manipulação da coluna lombar, efectuada de modo suave ou até mais agressivo, pela possibilidade de estimular trigger points miofasciais, proporciona sempre algum alivio a quem tem uma lombalgia crónica, pelo que em situações clínicas bem definidas pelo médico, pode ser uma mais valia”. ( Francisco Santos Silva)

Coimbra, Março 2011. Uma recente avaliação dos dados disponíveis da investigação efectuada sobre a manipulação da coluna e levada a efeito por investigadores da VU University Medical Centre de Amesterdão, vem mostrar que esta técnica pode beneficiar os doentes com lombalgia crónica.

Este procedimento que consiste, numa descrição simplista, pela passagem das mãos do executante, de modo suave ou até de modo mais vigoroso pela coluna e suas articulações, com o intuito de aliviar as dores, é normalmente desenvolvido pelo quiroprata e tem vindo a ganhar uma larga clientela de adeptos por toda a Europa.

Na sua análise os investigadores concluíram que a manipulação vertebral, quando efectuada em indivíduos com dor e rigidez da coluna, sem patologias psíquicas ou neurológicas periféricas associadas, parece ser tão efectiva como a fisioterapia ou os medicamentos antálgicos, não parecendo por isso nem ser melhor ou pior do que outros procedimentos para o efeito.

No entanto o responsável pela informação disponibilizada lembra que a efectividade desta prática tem vindo a ser considerada ainda bastante controversa, e que as conclusões a que chegou vão de certo modo nesse sentido.

Comentando esta análise, Francisco Santos Silva, coordenador da RaquisClinic, diz-nos que “ a manipulação da coluna lombar, efectuada de modo suave ou até mais agressivo, pela possibilidade de estimular trigger points miofasciais, proporciona sempre algum alívio a quem tem uma lombalgia crónica, pelo que em situações clínicas bem definidas pelo médico, pode ser uma mais valia a ser utilizada em conjunto com outras práticas”.

RaquisClinic ( suplemento)