Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O exercício físico moderado beneficia a cartilagem dos joelhos
O exercício físico moderado beneficia a cartilagem dos joelhos

 

19/02/2011
bicicleta

“ um hábito que os portugueses necessitam adquirir para a prevenção da artrose do joelho e em particular a mulher, é a prática regular e diária de actividades físicas e ou desportivas de baixo índice de agressividade e de carga, como a hidroginástica ou a corrida dentro de água, a natação, a bicicleta estática, a dança vulgar, o Tai Chi ” ( Francisco Santos Silva, Dr.)

Coimbra, Fevereiro 2011 - Alterações moderadas na actividade física da vida de relação do dia a dia de um indivíduo, como a prática de exercícios físicos leves, em substituição de outros com impacto mais significativo, pode vir a retardar ou até mesmo a prevenir a artrose nos joelhos.

As pessoas depois dos 45 anos, podem reduzir o seu nível de risco para a artrose nos joelhos, mantendo um peso saudavelmente adequado e evitando envolverem-se com actividades físicas de maior agressividade.

Nesse sentido actividades como andar, passear, nadar ou pedalar na bicicleta estática, são francamente mais benéficas do que outras de elevado impacto, como a corrida, ou o ténis.
Esta é a conclusão de um estudo anunciado em recente press release, por Thomas Link, da Universidade da Califórnia.

O estudo em epígrafe analisou a informação disponibilizada pela avaliação com ressonância magnética, da cartilagem dos joelhos de indivíduos com idades entre os 45 e os 55 anos. Nesta identificou-se uma qualidade superior da cartilagem naqueles indivíduos que se envolveram apenas com actividades físicas leves, em comparação com uma qualidade menor da cartilagem, encontrada nos indivíduos que se envolveram com actividades de maior agressividade traumática ou de sobrecarga, ou até mesmo nos que não tiveram qualquer actividade.

Este compromisso na cartilagem refira-se, decorre de uma deterioração na arquitectura do seu colagéneo, por um aumento significativo no conteúdo hídrico, desencadeado pela agressividade física.

Francisco Santos Silva, pioneiro da moderna cirurgia da artrose do joelho no nosso país, a este propósito e em comentário ao press release, acrescenta “um hábito que os portugueses necessitam adquirir para a prevenção da artrose do joelho e em particular a mulher, é a prática regular e diária de actividades físicas e ou desportivas de baixo índice de agressividade e de carga, como a hidroginástica ou a corrida dentro de água, a natação, a bicicleta estática, a dança vulgar, o Tai Chi”.

 Genocum (suplemento)