Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Já é possível prever-se a evolução de uma escoliose na criança, com muita precisão
Já é possível prever-se a evolução de uma escoliose na criança, com muita precisão

 

13/02/2011
escoliose

Coimbra, Fevereiro 2011 - Foi recentemente apresentado nos EUA, um teste baseado na análise do ADN da saliva, que permite prever a evolução da curvatura da coluna vertebral de uma criança com escoliose idiopática moderada.

Este teste permite determinar com 99% de precisão, se a escoliose da criança vai ou não evoluir para uma situação de curvatura grave.

O teste permite pela primeira vez e com o recurso a factores genéticos, quantificar o risco evolutivo da curvatura escoliótica e assim de modo mais rigoroso elaborar um protocolo de tratamento, bem como tranquilizar a criança e os seus pais.

Do mesmo modo, reduzir com bastante significado ao longo do crescimento da criança, o número de consultas, exames clínicos e estudos radiográficos.
 
O teste utiliza uma escala de 200 pontos, baseados em 53 marcadores genéticos, previamente identificados como associados à evolução da escoliose e a um ângulo de curvatura (ângulo de Cobb) superior a 40º.

Uma pontuação abaixo de 50, enquadra-se num baixo risco, enquanto uma pontuação de 51 a 180 tem significado de risco intermédio e acima de 180 de um elevado risco.

Refira-se no entanto que este teste está apenas disponível para as crianças de raça caucasiana e com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos.

Francisco Santos Silva, ortopedista da unidade monográfica RaquisClinic, enfatiza que os resultados do teste devem ser interpretados sempre no contexto e em conjunto com detalhada informação clínica e de diagnóstico.

 RaquisClinic, suplemento Fevereiro