Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A prática do Tai Chi deve também ser encarada como uma actividade de prevenção de quedas no idoso com artrose
A prática do Tai Chi deve também ser encarada como uma actividade de prevenção de quedas no idoso com artrose

 

31/01/2011
thai chi

É importante que sejamos capazes de conseguir reduzir as quedas nos idosos que sofrem de artrose, bem como os seus receios de virem a sofrer uma queda. O Tai Chi pode dar uma enorme ajuda física e psicológica. (Francisco Santos Silva)

Coimbra, Janeiro 2011. O Tai Chi é uma actividade marcial chinesa que os idosos com artrose, em particular na coluna e nos membros inferiores, podem utilizar para reduzir a sua vulnerabilidade para as quedas habituais e consequentemente para o risco de fracturas.

Este estilo de arte marcial é conhecido como uma forma de meditação em movimento, com o intuito de vencer o movimento através da tranquilidade, a dureza através da suavidade e a rapidez através da lentidão.

O Tai Chi Chuan que tem a sua origem na China, no ocidente é desenvolvido especialmente pela sua relação com a meditação e em particular para a promoção da saúde, proporcionando aos que se têm que envolver com o ritmo acelerado das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e de equilíbrio funcional.

Apenas por curiosidade, refira-se que o Tai Chi rege-se por dez princípios fundamentais que são: “Suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade”, “Esvaziar o peito e alongar as costas”, “Relaxar a cintura”, “Distinguir entre o cheio e o vazio”, “Relaxar os ombros e soltar os cotovelos”, “Usar a mente e não a força muscular”, ”Interligar os movimentos da parte superior do corpo com os da inferior”, “Unir o interior com o exterior”, “Mover-se com continuidade, sem rupturas”, “Buscar a quietude dentro do movimento”.

O Tai Chi Chuan é uma actividade marcial muito completa pois trabalha quer o corpo, quer o espírito. Os exercícios realizados ao longo de uma sessão são orientados de modo a melhorar e a aumentar o bem-estar e a saúde física e mental.

No que concerne ao idoso com artrose, os principais benefícios desta modalidade centram-se na correcção e no fortalecimento da postura, na melhoria da flexibilidade das articulações e na tonificação dos músculos.

De todas as artes marciais o Tai Chi é a mais suave e a mais fácil de ser aprendida. Não há limite de idade para a sua prática.

Nas fases iniciais deve começar por ser praticada de uma forma lenta e com movimentos suaves, mas à medida que a condição física vai melhorando, pode ser feita com posturas cada vez mais baixas e de uma forma mais vigorosa e dinâmica.

Sobre esta actividade, Francisco Santos Silva, Director Clínico da Diartro, é muito pragmático “É importante que sejamos capazes de conseguir reduzir as quedas nos idosos que sofrem de artrose, bem como os seus receios de virem a sofrer uma queda. O Tai Chi pode dar uma enorme ajuda física e psicológica”

Em Portugal a Associação Tai Chi Center, difunde e fomenta a prática desta arte marcial em várias localidades do norte e do sul do país e colabora também com associações de carácter social, mediante o desenvolvimento de um projecto de reabilitação física, através da prática semanal do Tai Chi Chuan.

Genocum (suplemento)