Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O tratamento conservador pode ser uma boa opção para as roturas crónicas da coifa dos rotadores do ombro
O tratamento conservador pode ser uma boa opção para as roturas crónicas da coifa dos rotadores do ombro

 

25/01/2011
Nik Mohtadi e Santos Silva


utilizando o questionário de avaliação que desenvolvemos, (RCQOL) muitos doentes podem ser tratados com sucesso sem cirurgia”. (Nik Mohtadi, MD)

Coimbra, Janeiro 2011 - Um protocolo terapêutico centrado num tratamento conservador, pode ser uma excelente opção para muitos dos doentes que sofram de roturas crónicas da coifa dos rotadores do ombro.

Esta é a proposta deixada pelo cirurgião ortopédico Nicholas Mohtadi de Calgary, durante a apresentação dos resultados do estudo que efectuou num grupo de doentes com idade média de 60 anos e que se encontravam há bastante tempo (2 anos em média) em lista de espera para uma cirurgia reparativa do ombro, por rotura da coifa. 

O protocolo conservador proposto a estes doentes, centrou-se no desenvolvimento de um plano de exercícios de reabilitação activa que foram sempre levados a efeito no âmbito do domicílio, sob a orientação e supervisão de um fisioterapeuta e durante um período de três meses consecutivos. No final deste período, 76% dos doentes envolvidos declinou o interesse na proposta da cirurgia reparadora, para que estavam propostos.

É do conhecimento geral que a qualidade de vida dos doentes com uma rotura crónica da coifa dos rotadores está sempre muito comprometida, pelo que e de acordo com os resultados de Mohtadi, para a orientação do seu tratamento haja sempre a necessidade de previamente se dispor de um conjunto de parâmetros de avaliação morfológica e funcional, de modo a conseguir-se a solução mais adequada para cada doente, que não será necessariamente sempre cirúrgica.

Concluindo Nik Mohtadi reforçou a ideia “ utilizando o questionário de avaliação que desenvolvemos, (RCQOL) muitos doentes podem ser tratados com sucesso sem cirurgia”.


SCAPULA
Suplemento de Janeiro