Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A música de piano previne as quedas nos idosos
A música de piano previne as quedas nos idosos

 

14/12/2010
musica de piano

O exercício físico efectuado ao som da música de piano previne substancialmente as quedas nos idosos.


Estima-se que um terço da população com mais de 65 anos, sofra pelo menos uma queda acidental por ano e que metade deste terço, caia com bastante mais frequência ao longo do mesmo.

Estas quedas pelas complicações fracturárias que ocasionam, são frequentemente fonte de morbilidade.

Preocupado com o expresso, Andrea Trombetti da Universidade de Genebra, desenvolveu um programa de exercícios físicos apoiados em música de piano, e definidos fundamentalmente para a promoção de uma melhoria da marcha e da agilidade em geral.

Esse programa com inclusão de exercícios ao compasso da música e das variações de ritmo do piano, foi experimentado durante 6 meses consecutivos num grupo de idosos com idade média de 75 anos, com uma prática regular dos mesmos durante uma hora semanal e orientado sempre por um instrutor.

Após esses seis meses, Trombetti chegou à conclusão de que os testes de avaliação da agilidade geral e da função da marcha, tinham melhorado com significado, já que a taxa de quedas passou a ser metade da ocorrida até então. Mas provavelmente o aspecto mais relevante centrou-se no facto de que a velocidade da marcha também melhorou, bem como o perímetro da mesma, que aumentou substancialmente.