Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > No tratamento da dor da artrose do joelho a diacereina é uma boa alternativa aos anti-inflamatórios
No tratamento da dor da artrose do joelho a diacereina é uma boa alternativa aos anti-inflamatórios

 

10/12/2010

“a diacereina é uma alternativa terapêutica, fundamentalmente para alívio da sintomatologia álgica, nos doentes com artrose do joelho, desde que devidamente seleccionados”  (Francisco Santos Silva Dr.)

Coimbra, Dezembro 2010. O sintoma predominante na artrose do joelho é a dor articular. Em regra, tem um inicio insidioso e progressivo e na sua forma mais característica, é desencadeada principalmente, pelo movimento ou pelo uso excessivo do joelho.

Para aliviar a sintomatologia álgica da artrose no joelho, dispomos de uma razoável variedade de medicamentos. Os analgésicos como o paracetamol, são na grande maioria dos casos, suficientes para garantir um alívio eficaz da dor e são geralmente muito bem tolerados. Os anti-inflamatórios também têm as suas indicações no alívio da dor, apesar dos efeitos secundários na deterioração da cartilagem e em geral no aparelho digestivo.

No entanto em alternativa e nas duas últimas décadas, a diacereina tem sido utilizada não só com esse propósito, mas também para influenciar a qualidade plástica da cartilagem, já que estudos efectuados in vitro e in vivo o têm demonstrado.

De acordo com recentes avaliações clínicas levadas a efeito em vários centros médicos de reconhecida idoneidade, a diacereina possibilita um alívio consistente da dor sobreponível ao conseguido com os anti-inflamatórios, bem como um prolongamento da sua acção analgésica, superior ao destes.

Dado o facto de a artrose ser uma doença crónica, o uso prolongado de medicação para alívio da sua sintomatologia, tem óbvios custos permanentes para o doente. O custo diário da terapêutica com a diacereina é em média três vezes menos do que com outros protocolos, nomeadamente com os anti-inflamatórios. Assim sendo e em termos sócio-económicos o recurso à diacereina, parece ser também mais vantajoso.

Francisco Santos Silva, director editorial do Genulandia reconhece que “a diacereina é uma alternativa terapêutica, fundamentalmente para alívio da sintomatologia álgica, nos doentes com artrose do joelho, desde que devidamente selecionados".