Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A terapêutica da osteoporose com bifosfonatos, pode não ser isenta de efeitos secundários.
A terapêutica da osteoporose com bifosfonatos, pode não ser isenta de efeitos secundários.

 

22/11/2010

A FDA alerta para a existência de fracturas atípicas no fémur, nos doentes que utilizam os bifosfonatos para o tratamento da osteoporose.

Novembro 2010 - Embora não seja bem clara a possível relação causal com os bifosfonatos, a FDA (Food and Drug Administration) vem recentemente alertar os doentes e os médicos americanos, para a ocorrência com relativa frequência, de fracturas atípicas do fémur, em indivíduos que fazem a toma regular e prolongada de bifosfonatos.

A duração de utilização óptima dos bifosfonatos no tratamento da osteoporose, não é conhecida e bem clara e por essa razão a FDA faz o alerta em relação à sua utilização para além dos cinco anos.

Estes avisos são particularmente dirigidos aos bifosfonatos na forma oral e autorizados nos EUA para o tratamento da osteoporose, destacando dentre eles, o alendronato, o residronato, o ibandronato, bem como para os injectáveis reclast e o boniva.

A este propósito no entanto, a FDA recomenda aos doentes com osteoporose e a efectuarem tratamento prolongado com esta medicação, para não a suspenderem, a menos que seja por indicação do seu médico.

Aos médicos recomenda, que nos doentes com a medicação a decorrer há mais de cinco anos, os reavaliem regularmente e que reconsiderem a efectiva necessidade da manutenção da sua toma, até que este compromisso fracturário seja melhor avaliado e esclarecido.