Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A vitamina D não beneficia os doentes com artrose do joelho.
A vitamina D não beneficia os doentes com artrose do joelho.

 

10/11/2010

F. Santos Silva, afirma de modo peremptório “ a vitamina D ao contrário do que era suposto até agora, não alivia os sintomas nem ameniza a evolução da artrose do joelho “.

Esta é a conclusão de um estudo recentemente publicado em Boston por Timothy McAlindon, e decorrente do facto de que e desde há já alguns anos, estudos previamente efectuados sugeriam que a vitamina D, tinha a capacidade de reduzir a progressão estrutural da artrose nos joelhos e que nesse pressuposto se tem vindo largamente a utilizar.

O estudo em questão foi desenvolvido durante um período de mais de dois anos, envolvendo dois grupos com um número significativo de doentes com sintomas de artrose e tendo-se recorrido a avaliações uniformes com RM para se apreciar se na realidade a suplementação com 2.000 UI de vitamina D por dia, tinha efectividade na modelação da artrose.

No final deste estudo e apesar de em média, cada doente do grupo com a suplementação apresentar um nível oito vezes superior de vitamina D, em relação aos valores normais para o grupo sem suplementação, nenhum deles apresentou qualquer melhoria com consistência, em comparação com os deste segundo.

Tendo em consideração a evidencia do exposto, Francisco Santos Silva, editor do Genulândia, deixa um importante recado “ a vitamina D ao contrário do que era suposto até agora, não alivia os sintomas nem ameniza a evolução da artrose do joelho, pelo que não deve ser utilizada com esse propósito “.