Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A campanha nacional “ STOP às lesões no desporto ” principiada já em Agosto passado, inicia hoje a sua presença no Facebook com uma página “ Stop Lesões no Desporto“.
A campanha nacional “ STOP às lesões no desporto ” principiada já em Agosto passado, inicia hoje a sua presença no Facebook com uma página “ Stop Lesões no Desporto“.

 

13/10/2010

Francisco Santos Silva e Cândido Barbosa lideram campanha nacional de prevenção das lesões no desporto e apresentam ao público mais um meio de acção

A campanha nacional “ STOP às lesões no desporto ” principiada já em Agosto passado, inicia hoje a sua presença no Facebook com uma página  “ Stop Lesões no Desporto“.

Pretende-se com esta presença na Internet, disponibilizar não só um contacto de informação interactiva, mas fundamentalmente um local de permanente acessibilidade para discussão multidisciplinar da temática em questão.

De acordo com Francisco Santos Silva um dos promotores, “a morbilidade das lesões no desporto atinge em Portugal, já níveis muito preocupantes em todos os grupos etários. As sequelas das lesões do desporto, para além de comprometerem para sempre a função ao cidadão, penalizam severamente à escala nacional a nossa sociedade, não só pelas taxas significativas de ausência escolar e laboral, mas e principalmente pelos encargos financeiros para o nosso Estado com o seu tratamento e suporte no âmbito da segurança social. Também sabemos que, pelas consequências definitivas de algumas lesões, muitos jovens atletas vêem-se na necessidade de alterar drasticamente a orientação vocacional para as suas carreiras profissionais”.

Santos Silva, um dos pioneiros em Portugal na inovação assistencial médico-cirúrgica para as lesões no desporto, refere ainda “ que saibamos, para tentar reverter esta situação, não há qualquer política nacional de informação e educação, centrada para a prevenção das lesões do desporto escolar, amador e de lazer, daí termos decidido os dois, lançar a primeira pedra do edifício, que queremos seja construído com a ajuda dos atletas, dos treinadores, dos pais, dos dirigentes, dos professores, dos médicos, dos massagistas, dos fisioterapeutas, dos patrocinadores ”.

Já para o ciclista Cândido Barbosa, outro dos promotores, "A prevenção é importante em qualquer carreira desportiva. Eu fui sempre bem acompanhado, o mesmo não se passando com uma boa parte dos meus colegas. As lesões são comuns nos ciclistas e por vezes as sequelas prolongam-se pela vida fora”.

“ A presença no facebook é mais um dos meios que cremos ser determinante na ajuda a esta campanha, em particular no recrutamento de Delegados locais, elementos base para o suporte na escola, na turma, no clube, na equipa, na associação, etc., da nossa actividade informativa e educativa “ afirmam os dois promotores, a propósito da sua iniciação nesta rede social.