Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > “ Stop às Lesões no Desporto“
“ Stop às Lesões no Desporto“

 

30/08/2010

Francisco Santos Silva e Cândido Barbosa lideram campanha nacional para prevenir as lesões no desporto


Coimbra. Agosto 2010 - “STOP às lesões no desporto” é o mais recente movimento nacional dirigido aos atletas profissionais e amadores e em particular, aos jovens desportistas.

Com o início aquando do arranque em Viseu da 72.ª Volta a Portugal em Bicicleta, esta campanha que conta com Francisco Santos Silva, cirurgião ortopédico e o ciclista Cândido Barbosa, como os seus promotores, pretende alertar e sensibilizar todos os desportistas para a prevenção das lesões no desporto.

De acordo com Francisco Santos Silva, “a morbilidade das lesões no desporto atinge em Portugal, já níveis muito preocupantes em todos os grupos etários. As sequelas das lesões do desporto, para além de comprometerem a função ao cidadão, penalizam severamente à escala nacional a nossa sociedade, não só pelas taxas significativas de ausência escolar e laboral, mas e principalmente pelos encargos financeiros para o Estado com o seu tratamento e suporte no âmbito da segurança social. Também sabemos que, pelas consequências definitivas de algumas lesões, muitos jovens atletas vêem-se na necessidade de alterar drasticamente a orientação vocacional para as suas carreiras profissionais”.

O ortopedista Francisco Santos Silva, um dos pioneiros em Portugal na inovação assistencial médico-cirúrgica para as lesões no desporto, refere ainda “ que saibamos, não há qualquer política nacional de informação e educação, centrada para a prevenção das lesões do desporto escolar, amador e de lazer”.

E, neste âmbito, “a campanha «STOP às lesões no desporto» pretende congregar figuras públicas do desporto, como é o caso do ciclista Cândido Barbosa, "A prevenção é importante em qualquer carreira desportiva. Felizmente fui bem acompanhado, o mesmo não se passando com parte dos meus colegas. As lesões são comuns nos ciclistas e por vezes prolongam-se pela vida fora", e entidades privadas e públicas, para darem suporte a “uma ampla informação na área da educação, com normas e protocolos, para a prevenção das lesões em todas as actividades desportivas, em especial as que mais lesões (traumáticas ou de sobrecarga) motivam, nomeadamente: futebol, andebol, basquetebol, ciclismo, râguebi, atletismo, ténis, etc.”.

Em termos de calendarização a campanha “STOP às lesões no desporto” irá continuar a alertar para a prevenção em várias etapas:

Em Setembro inicia-se o lançamento regular de informação específica de sensibilização e educação, em geral nos media desportivos e directamente para as federações, associações, clubes, grupos escolares, colectividades e outras instituições ligadas ao desporto.

Ainda no inicio desse mês irá começar a funcionar o facebook “ STOP às lesões do desporto “ e no final dele, a linha telefónica “SOS lesões no desporto”.

Nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, vários atletas e treinadores da área da alta competição do desporto nacional, vão dar suporte a essa mesma informação específica de formação e sensibilização, nos diferentes meios.

Em Fevereiro do próximo ano irá realizar-se em Coimbra um seminário nacional com temática sobre a prevenção das lesões no desporto, destinado a profissionais de saúde.

Em Março outro seminário nacional a realizar em Lisboa, sobre a prevenção das lesões no desporto terá como público-alvo, os treinadores e os agentes desportivos.

Em Maio realizar-se-á uma acção específica de informação destinada aos pais dos jovens desportistas, nos media em geral, sobre a prevenção das lesões no desporto no jovem atleta.

Ao longo de todo o próximo ano, a campanha “STOP às lesões no desporto” suportada por figuras emblemáticas do nosso passado recente desportivo, marcará sempre que possível, presença em programas desportivos nas estações de rádio e TV, com acções específicas de informação para cada modalidade desportiva.