Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A utilização do ácido hialurónico em combinação com a cirurgia artroscópica, no tratamento da artrose do joelho, reduz a dor articular
A utilização do ácido hialurónico em combinação com a cirurgia artroscópica, no tratamento da artrose do joelho, reduz a dor articular

 

30/07/2010

Francisco Santos Silva, ortopedista e pioneiro em Portugal na cirurgia da cartilagem do joelho, considera a suplementação viscoelástica importante complemento terapêutico

 

A viscosuplementação quando utilizada em conjunto com a cirurgia artroscópica de reparação da cartilagem e de remodelação meniscal, reduz com significado a dor e melhora a mobilidade articular pós-operatória. 

Geoffrey Westrich cirurgião ortopédico, num estudo levado a efeito, em associação com o Hospital for Special Surgery, nos EUA e recentemente publicado, dá-nos nota dos resultados obtidos num grupo de doentes com artrose do joelho em fase inicial e com rotura sintomática de um menisco e em que foram utilizadas três injecções de hialuronato de sódio após a cirurgia artroscópica efectuada.

Westrich e colaboradores, chegaram à conclusão de que a associação do ácido hialurónico ao procedimento cirúrgico, induz uma redução significativa das dores articulares, em particular aos 3 meses de pós-operatório, assim como melhora também a mobilidade. Para além disso, a defesa e a crepitação articulares tornam-se praticamente ausentes, aos 6 meses de pós-operatório.

Concluindo deixam-nos a noção de que “ a suplementação viscoelástica, quer seja intra ou pós-operatória deve ser considerada pelos cirurgiões ortopédicos que efectuem este tipo de cirurgia “.

Comentando esta afirmação, Francisco Santos Silva, cirurgião ortopédico que há vários anos efectua este tipo de cirurgia minimamente invasiva, corrobora a afirmação do colega americano.

Genulândia . " Vivam os Joelhos " (de newsletter)