Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Artroclinic a clínica de artroscopia de Coimbra, faz vinte e cinco anos de actividade
Artroclinic a clínica de artroscopia de Coimbra, faz vinte e cinco anos de actividade

 

10/01/2014
artroclinic

Coimbra, 10 Janeiro - Por ocasião da comemoração dos vinte e cinco anos desta unidade monográfica, Francisco Santos Silva, seu fundador e director clínico, diz-se francamente satisfeito por ter conseguido impor no país, um conceito e uma técnica cirúrgica que veio revolucionar radicalmente o tratamento da patologia traumática e degenerativa do joelho e do tornozelo.

Em Janeiro de 1986, o Dr. Francisco Santos Silva após completar a sua formação em cirurgia artroscópica do joelho e do tornozelo nos Estados Unidos da América, introduziu pela primeira vez em Coimbra, essa cirurgia minimamente invasiva e principalmente revolucionária, particularmente para o tratamento das lesões meniscais no joelho e das lesões osteocondrais no tornozelo.

Na sequência e face ao imediato sucesso desta técnica cirúrgica, criou a Artroclinic, o primeiro centro cirúrgico do país votado exclusivamente para a Cirurgia Artroscópica do Joelho e do Tornozelo, que ao longo dos anos têm desenvolvido metodologia específica e técnicas cirúrgicas, centradas na reconstituição ligamentar e na regeneração da cartilagem articular.

Esta entidade tem desenvolvido a sua actividade clínica e cirúrgica como unidade monográfica desde 1989, integrando um corpo clínico com constante renovada e comprovada experiência.

Técnicamente esta unidade monográfica desde a sua fundação, tem-se apetrechado com sofisticado instrumental de captação e de registo de imagem, de armamentário e de instrumental motorizado de tipo disposable para cirurgia minimamente invasiva, o que tem possibilitado o desenvolvimento de cirurgia de remodelação e reparação meniscal, de complexa cirurgia de reconstituição ligamentar e de reparação/regeneração da cartilagem, bem como de reconstrução articular.

Cirurgia de dia ou de ambulatório, é a designação para o modo como na Artroclinic e desde o seu início, se tem vindo a abordar a cirurgia artroscópica, pois que com protocolos adequadamente reformulados ao longo dos anos, tem-se conseguido que o doente apenas permaneça internado, normalmente durante um período de cerca de seis a dez horas, fazendo-se a sua monitorização e acompanhamento posteriores em regímen de ambulatório.

Refira-se que a metodologia e a experiência adquirida pela Artroclinic nesta área, tem sido transportada nos últimos anos para outras clínicas e hospitais públicos.

Por outro lado e do ponto de vista económico, esta metodologia de cirurgia de ambulatório, tem permitido fazer mais por menos.

A Artroclinic desenvolve toda a sua actividade cirúrgica na Casa de Saúde Coimbra e disponibiliza ainda serviços de ambulatório nos seus centros de trabalho do Porto, Lourosa e Alcobaça.

Reserva de consulta - 239 780 281 e 808 202 821 

Reserva on-line - http://diartro.org/index.php?module=reserves&id_tt=2