Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A osteoporose afecta mais de 22 milhões de mulheres nos países da União Europeia
A osteoporose afecta mais de 22 milhões de mulheres nos países da União Europeia

 

19/11/2013
prevenir a osteoporose

Coimbra, 19 Novembro – Um relatório recentemente disponibilizado pela Fundação Internacional da Osteoporose, revela a magnitude da afectação da osteoporose nas mulheres de idade, por toda a União Europeia.

Responsáveis desta organização, estimam que mais de 22 milhões de mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 84 anos, pertencentes aos países da União Europeia, sofrem de osteoporose, apresentando assim um risco elevado de fracturas, decorrente da diminuição da massa óssea.

Esta organização anuncia ainda que na EU, dois terços das facturas ocorridas em 2010, estimadas em 3.5 milhões, envolveram mulheres e que 22 mil dessas mulheres, acabaram por morrer na consequência das suas fracturas. 

Em termos económicos, o custo global para os serviços nacionais de saúde de todos estes países, no suporte para esta patologia, ultrapassa anualmente 37 biliões de euros.
Este valor tem tendência a aumentar 23% nos próximos 15 anos, pelo simples facto de que a esperança de vida, também tem tendência a aumentar.

Para os responsáveis desta organização, a redução destes valores financeiros, só será possível com a prevenção e o tratamento da osteoporose, mas o facto segundo afirmam, é que muito pouco se tem feito nesse sentido, e a percentagem de mulheres a fazerem tratamento preventivo, é muito reduzida quando comparada com a de mulheres que supostamente se encontram em situação de risco e não adequadamente diagnosticadas.