Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A ingestão de suplementos de cálcio e de vitamina D não tem qualquer efeito negativo na saúde do coração
A ingestão de suplementos de cálcio e de vitamina D não tem qualquer efeito negativo na saúde do coração

 

15/10/2013
calcio e vitamina D

Coimbra, 15 Outubro – Dois recentes estudos internacionais, garantem que a toma regular de cálcio e de vitamina D, pelos indivíduos com risco para a osteoporose, para melhoria da qualidade do seu ossos, não tem qualquer risco acrescido para a saúde do coração.

Esta é uma revelação muito recentemente dada a conhecer durante o congresso da American Society for Bone and Mineral Research, que teve lugar em Baltimor e que desmistifica todos os receios habitualmente invocados, quer por médicos, quer até pelos doentes.

Um destes estudos foi desenvolvido pela Universidade da Califórnia em S. Francisco e envolveu um enorme grupo de indivíduos (5.967 homens) com mais de 65 anos, durante um período de dez anos, com avaliação da sua ingestão de suplementos de cálcio, assim como a toma de cálcio na sua dieta diária.

O outro estudo foi levado a efeito na Austrália, por investigadores da Universidade de Western Austrália, e incidiu na avaliação permanente dos efeitos secundários motivados pela ingestão de suplementos de cálcio, num numeroso grupo de mulheres idosas.

Em ambos os estudos foi claramente expresso que, quer a toma regular dos suplementos de cálcio, quer um aumento da ingestão de cálcio ou vitamina D na dieta diária destes doentes, não lhes aumentou o risco, para problemas cardiovasculares.

Estas declarações são bastante importantes para os indivíduos idosos que têm necessidade de efectuar tomas diárias de cálcio e vitamina D, pois que os libertam de receios infundados.