Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A realização frequente da densitometria óssea é muito menos útil do que o suposto !
A realização frequente da densitometria óssea é muito menos útil do que o suposto !

 

01/10/2013
densitometria óssea

Coimbra, 01 Outubro – A prática muito estabelecidada na sociedade médica, de efectuar aos doentes com mais de 70 anos frequentes densitometrias, parece proporcionar uma informação de natureza clínica muito limitada, segundo um recente estudo efectuado na Faculdade de Medicina de Harvard, USA.

A densitometria óssea é um exame muito útil para o diagnóstico e para o controlo terapêutico na evolução da osteoporose.

No entanto para saber dos benefícios á distância da realização deste exame, os investigadores avaliaram os dados de 310 homens e de 492 mulheres, que efectuaram num período de 12 anos duas densitometrias.

Na conclusão a responsável pelo estudo, Drª Sarah Berry, declara que a repetição deste teste clínico, não disponibiliza mais informação válida do que a recolhida com o teste inicial.

Assim preconiza que seja mais adequado e também mais económico para a sociedade, fazer a avaliação evolutiva da osteoporose com recurso à FRAX ® Instrumento de avaliação do risco de fractura da OMS .

Em comentário a este estudo Francisco Santos Silva, concorda em absoluto e acrescenta que para além do aspecto técnico, uma repetição do referido exame aumenta considerávelmente a despesa com a "Saúde ".