Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os brócolos podem ser a chave para a prevenção da artrose
Os brócolos podem ser a chave para a prevenção da artrose

 

24/09/2013
brocolos

Coimbra, 24 Setembro – Investigadores da Universidade East Anglia, no Reino Unido, apresentaram recentemente um estudo que vem abrir uma nova perspectiva no suporte ao tratamento da artrose.


Ian Clark o responsável pela equipa que desenvolveu este estudo, afirma que uma substância designada por sulfurafano, parece lentificar a evolução da doença da cartilagem e consequentemente a artrose.

Na investigação levada a cabo concluiu-se que o sulfurofano  é libertado aquando da ingestão de vegetais da família da couve de Bruxelas e particularmente dos brócolos.

Na primeira fase da investigação levada a cabo no laboratório e em termos bioquímicos, o sulfurofano bloqueia os enzimas que deterioram a cartilagem, limitando por isso a inflamação subjacente.

A segunda fase para esta investigação irá entretanto confirmar ou infirmar, numa população pré-definidade, se a ingestão deste tipo de vegetais da família das crucíferas, proporciona o mesmo efeito na cartilagem do homem, que apresentou na experiencia no laboratório.

Ian Clark, professor de biologia músculo-esquelética, acrescenta que a confirmar-se este facto, será um beneficio para toda a população, pois que a prevenção da artrose com recurso á dieta alimentar, será sempre muito mais vantajosa do que a radicada numa qualquer medicação.

Francisco Santos Silva, Director Clínico da Hygeia, instituição médica sedeada em Coimbra e dedicada à regeneração articular, afirma que estes ensaios são de elevado benefício social, tendo em conta que a nossa população depois dos 45 anos, manifesta elevado grau de doença da cartilagem.