Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A sobrecarga ou a carga insuficiente nos joelhos depois dos 45 anos favorece a artrose
A sobrecarga ou a carga insuficiente nos joelhos depois dos 45 anos favorece a artrose

 

04/12/2012
artrose no joelho

Coimbra, 04 Dezembro – Os adultos de média idade devem desenvolver uma actividade física adequada sobre os seus joelhos de modo a os proteger da artrose.

Investigadores da Universidade da Califórnia em S. Francisco, durante um período de quatro anos, avaliaram um número considerável de indivíduos com idades compreendidas entre os 45 e os 60 anos envolvidos num programa de prevenção e tratamento da artrose, mediante estudo dos seus joelhos com ressonância magnética, de modo a poderem identificar os sinais precoces de doença da cartilagem. No mesmo estudo foram monitorizados ainda os seus níveis de actividade física.

Uma das conclusões desta investigação, salienta que os indivíduos com actividade física de maior agressividade e sobrecarga como acontece na prática da corrida, apresentaram maior tendência para alterações degenerativas da cartilagem e consequentemente, elevado potencial de risco para a artrose.

Paradoxalmente os indivíduos com um reduzido nível de actividade física, apresentaram alterações da cartilagem muito sobreponíveis às encontradas nos indivíduos atléticos.

Perante estes factos tão evidentes, o Dr. Thomas Link responsável pela coordenação da investigação, deixa a ideia de que com grande probabilidade deve haver um nível óptimo de actividade física e carga nos joelhos que mantenha a cartilagem em condição adequada de troficidade e função.

Por isso avisa que os indivíduos obesos ou os que tenham história familiar de artrose nos joelhos, devem evitar depois dos 45 anos envolverem-se com quaisquer actividades físicas de maior sobrecarga, como a corrida, o ténis, ou outras semelhantes. Aconselha por isso que apenas convém passarem a desenvolver actividades de menor carga, como a natação, a marcha, o ciclismo, o tai-chi, etc..