Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > A tomada regular de um suplemento de cálcio não tem qualquer relação com a “calcificação” das artérias do coração
A tomada regular de um suplemento de cálcio não tem qualquer relação com a “calcificação” das artérias do coração

 

12/11/2012
calcio suplemento

Coimbra, 12 Novembro – As pessoas que fazem ingestão regular de um suplemento de cálcio, para melhorar a qualidade da sua massa óssea, não têm que ficar preocupadas com um eventual efeito nefasto nas suas artérias.

É certo que tem havido alguma sugestão de que a toma regular de cálcio, pode dar origem à calcificação dos vasos sanguíneos cardíacos e consequentemente a aumentar nessas pessoas o risco de um ataque cardíaco. No entanto um estudo muito recente, levado a cabo na “Aging Research (IFAR) Hebrew SeniorLife, da Harvard Medical School nos EUA, conclui que esse compromisso tem poucas hipóteses de acontecer.

Este estudo liderado pela Dr.ª Elizabeth Samelson, envolveu durante um período de quatro anos, 1300 pessoas com idade média de 60 anos, que desenvolveram uma toma bastante elevada de cálcio, na dieta normal e em suplemento. A avaliação do estado das suas coronárias, foi levada a efeito em todos eles com estudo com Tac.

No final a conclusão foi bem esclarecedora, pois quer nos pacientes que não fizeram qualquer toma de cálcio, a não ser o da dieta normal, quer nos que ingeriram doses com significado como suplemento, o grau de calcificação das suas artérias coronárias, foi precisamente do mesmo nível.

Ficou pois bem definido que a toma de suplemento de cálcio para beneficiar a qualidade óssea, nos indivíduos com mais de 60 anos, não lhes provoca um aumento da redução do calibre das artérias do coração, por as placas calcificadas, bem como e consequentemente também não lhes aumenta o risco de um ataque cardíaco.

Em conclusão, os autores deste estudo entendem sugerir às pessoas com mais de 60 anos, de que devem continuar a utilizar os suplementos de cálcio, sem qualquer receio de comprometerem as suas artérias do coração.