Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > Os doentes obesos operados para implantação de uma prótese do joelho têm um risco muito elevado de complicações
Os doentes obesos operados para implantação de uma prótese do joelho têm um risco muito elevado de complicações

 

19/10/2012
protese do joelho e obesidade

Coimbra, 19 Outubro – Um doente obeso quando submetido a uma artroplastia total do joelho, apresenta um risco muito maior para desenvolver complicações no pós-operatório, em comparação com o de um doente com um peso normal.

Esta é uma recente conclusão de um estudo levado a efeito por investigadores da Universidade de Amesterdão na Holanda.

O responsável por esta investigação, Dr. Gino Kerkhoffs, concluiu que a infecção articular, quer seja superficial ou profunda, apresenta nos obesos uma incidência dupla, em relação à dos doentes com peso normal.

Do mesmo modo e a médio-longo prazo, um doente obeso apresenta uma taxa dupla de necessidade para vir a efectuar uma revisão da sua prótese primária.

Este investigador crê que esta taxa tão elevada de complicações possa estar relacionada com aspectos técnicos, decorrentes do facto de no obeso a implantação de uma prótese ser mais complexa, mesmo para um cirurgião experiente.

Com base nestes dados, entende que a artrose sintomática no obeso deva ser sempre que possível, orientada por protocolos terapêuticos alternativos, que não imediatamente com uma prótese. E no caso de a artroplastia ser a solução final, promover-se antecipadamente um programa de emagrecimento efectivo.

Francisco Santos Silva, director clínico do Diartro, partilha desta mesma opinião e acrescenta que um doente com um valor de índice de massa corporal superior a 30, não deve ser submetido a este tipo de cirurgia.