Genulândia - "Vivam os Joelhos"
 Página Principal > Magazine > O tratamento tópico da dor articular da artrose tem efectividade com significado
O tratamento tópico da dor articular da artrose tem efectividade com significado

 

02/10/2012
diclofenac

Coimbra, 02 Outubro – Os doentes com algias crónicas de natureza degenerativa dos seus joelhos, mãos e pés, podem beneficiar de um alívio significativo com a utilização de anti-inflamatórios não esteróides aplicados através da pele.

Esta é uma das conclusões, recentemente anunciadas, de um estudo levado a efeito por investigadores da ” University of Oxford's Pain Research “, que sugere que os resultados obtidos no alivio da dor com estes tratamentos tópicos, são bastante mais efectivos e duradouros que os conseguidos com os placebos.

O uso de anti-inflamatórios não esteróides por via percutânea, é há largos anos uma técnica muito utilizada em vários países quer da Europa quer da América, sobretudo na forma de creme, de gel e de loção, mas no entanto, só há bem pouco tempo se passou a ter a noção da sua efectividade terapêutica.

No trabalho agora apresentado por estes investigadores, estiveram envolvidos 7.688 participantes, enquadrados em 34 estudos independentes. As avaliações efectuaram-se com a randomização de estudos duplamente cegos.

De todos os princípios activos utilizados neste estudo, o que apresentou melhores resultados, foi o diclofenac, quer na formulação de gel ou de loção, tendo esta ultima sido ainda mais efectiva no alívio da dor.

Em conclusão final, os investigadores afirmam que a utilização dos anti-inflamatórios em doentes com dor aguda ou sobretudo crónica, por via tópica, consegue proporcionar bons e duradouros níveis de alívio da sintomatologia dolorosa.